sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atacama - Chile (Terceira Parte)

Olá pessoal.

Depois de quebrar a cabeça pra saber que diabos aconteceu com o post do segundo dia da viagem ao Atacama, encontrei o motivo: 



"We’ve started restoring the posts that were temporarily removed and expect Blogger to be back to normal soon.


Eles apagaram os posts da quarta-feira para fazer manutenção, mas estão reabilitando-os. Então, quem ainda não leu, por favor espere que vai reaparecer! haha 

Vamos agora aos últimos dias da nossa aventura.

O terceiro e o quarto dias da viagem foram um pouco difíceis pra nós. Pra mim, porque estava com uma amigdalite feia, que ficou pior com o ar seco de lá. Para a Ge, porque já não aguentava mais eu reclamando perto dela. hahaha 
Mas... mesmo assim foi ótimo e participamos de todos os passeios, vamos lá:

   No terceiro dia, acordamos antes das galinhas, às 03h30 da madrugada de domingo, para ir aos Geyseres del Tatio. Motivo do horário: o geyser é um fenômeno natural que acontece por conta da alteração de temperatura. A água muito quente de dentro da terra entra em contato com o ar muito frio de fora, e condensa, formando fumaça. Por isso, este fenômeno acontece entre 04h e 10 horas da manhã, que é o momento em que o ar está mais frio. O que isso significa: nós também passamos frio. MUITO FRIO. Chegamos a pegar -15ºC lá! Brrrr..... 
   Os Geyseres del Tatio estão a 4257m de altitude. Nas montanhas ao redor, era possível ver um pouquinho de neve mais de perto (nada muito significativo, mas tinha). O lugar tem esse nome pois, olhando a forma da montanha, se pode perceber a figura de um senhor deitado, repousando. Na língua atacamenha, "avô" é "tata". Por isso, Geyseres del Tatio (façam as relações necessárias para entender. haha). 
   Bom, o negócio é incrível mesmo. As águas que saem da terra estão fervendo a 85ºC, por conta da grande quantidade de mineirais que possuem. Por isso, não é aconselhável querer colocar o dedinho na água falando "olha que legal!" e voltar sem dedo. É melhor só apreciar.  



 Veremos quem encontra o "tata" aí...





 Frio. Frio. Frio!


 FFFFFRrrrrrrrrrriiiiiiiioooooooo!

   Já perto das 10 horas, fomos tomar nosso café da manhã em um lugar um pouquinho mais afastado, mas ainda lá nos Geyseres, diante de uma paisagem montanhosa linda (todas as paisagens são sempre lindas). Eu estava um pouco enjoada pela altitude e pela amigdalite, mas não esqueço o gosto daquele sanduiche. Que momento bom! 

 Mesa improvisada (estas são algumas das pessoas do grupo)

A vista que tínhamos do café

   Depois, a Ge participou de uma caminhada ali pelos arredores para ver alguns animais silvestres. Eis o que encontraram: 


 Que fofuras :)

   Com a barriga cheia, fomos rumo ao último passeio do dia: as piscinas termais que estão ali mesmo, nos Geyseres. Aí foi o momento da galera se soltar, tirar a roupa (epa....) e se esquentar um pouquinho. Nada de muito especial, só a água mesmo, pois nem banheiro pra se trocar tinha ali. hahaha 

Momentos antes do clima "piscinão"

  Voltando para casa, surpresa (quantas nessa viagem...): as paisagens que perdemos na ida para os Geyseres, pois era noite, são lindas. Encontramos lhamas, alpacas, o pequeno povo de Machuca...



 



  Já no quarto e último dia da viagem, depois de descansar bem, saímos às 9h30 da manhã para visitar a Laguna Cejar, que na verdade são 3 lagos. Além do visual lindo, da água límpida que refletia fielmente o intenso azul do céu, aqueles lagos guardam outro segredo: são tão salgados que é impossível afundar. E foi comprovado! O pessoal se fez de corajoso e entrou na água gelada, e todos eles saíram boiando igual pau seco (pra não falar outra coisa... hahahahahaha). 





Grupo Santiago Exchange!

 Depois, fomos aos Ojos del Salar - nome que se entende quando se vê o que é: dois buracos cheios de água no meio do deserto. Também teve gente corajosa que tomou banho na água gelada, mas nessa é possível afundar. 



   O último lugar que visitamos foi incrível: o Salar de Tebinquinche. Maravilhosamente branco, tão branco que doem os olhos. Foi aí que a galera soltou a criatividade nas fotos - teve de tudo que se possa imaginar. 
   Ali mesmo, fizemos um pequeno aperitivo com frutas, suco, amendoim, etc. e aproveitamos o momento. 

 Sal

 Salar

Sim, sempre felizes.

   Voltamos ao hostel, descansamos, arrumamos as coisas e.. hora de partir :( . A saudade começou a bater antes mesmo de sair do hostel. Nos despedimos dos simpáticos guias e fomos de volta à Calama. Ficamos 2 horas esperando no aeroporto, pois nosso voo saía só às 10h30 da noite. 
   Enfim, chegamos em Santiago à meia noite do mesmo dia, cansadíssimas e com um sentimento enorme de que valeu muito a pena. Jamais vamos esquecer deste outro mundo que é o Atacama. 

Espero que tenham gostado dessa pequena viagem que vocês também puderam fazer. Estamos realmente muito felizes em saber que há gente nos acompanhando de casa! Temos saudades de todos. 

A partir de agora, vamos dividir com vocês tudo o que descobrimos aqui no Chile. Um lugar que está tão perto de nós, mas que também é tão diferente. 

3 comentários:

  1. Adorei, pude viajar junto com vcs!! rs... lindaas as fotos, super bem descrito o que vocês viveram, adorei mesmo!! Parabéns, deve ter sido maravilhoso!! saudades Geee!!

    ResponderExcluir
  2. superr :D
    e eu achei o tata heheheh, barrigudinho ele :)
    tudo muito lindo mesmo!
    beijaummm anaa!

    ResponderExcluir
  3. Ameei, demais! Posts, fotos, vocês, ta tudo lindo, maravilhooso! Aproveiteem bastante. Gezinhaa saudades enormes amii

    ResponderExcluir