quarta-feira, 11 de maio de 2011

Atacama - Chile (Segunda Parte)

Continuando as aventuras de Ana e Gerusa pelas terras secretas (ou não) do Atacama... vamos lá!

Começamos o passeio do segundo dia indo ao pequeno povo de Toconao, mais ao sul de San Pedro. É um povo antigo, com mais de 100 anos, que ainda vive de acordo com os costumes atacamenhos. Sua fonte de renda é principalmente do artesanato e do minério.  Na entrada do povoado, está a Quebrada de Jere, que é uma espécie de cânion fértil dentro do deserto, ao longo de um pequeno rio, formando um oásis onde tem até plantações de frutas. Na praça central, encontra-se a torre da Igreja, construída no estilo rústico e datada do ano 1700. 

Quebrada de Jere

A tranquilidade de Toconao

   Torre da Igreja de Toconao

   Enquanto olhávamos uma lojinha de artesanato na rua, alguém começou a gritar "Vengan, vengan! Hay una lhama, una lhama!!!!!!!".. E aí, já viu. A gringaiada toda foi atrás da tal da lhama. No meio da rua, demos de cara com duas charmosas e simpáticas (ou nem tanto) lhamas peludas. Tranquilas, posando para as fotos. Tudo pelo turismo. 

 Estilosas

 Divinas

   Depois de brincar um pouco com as lhamas, bora almoçar! No caminho para o rango... outra surpresinha: a estrada passa por dentro de um campo magnético. Ou seja: é possível deixar o carro andar sozinho. Ou seja: MUITO LEGAL! Estávamos divididos em duas vans. Primeiro foi uma para que nós víssemos como é verdade que ela sobe um pequeno morrinho sozinha (pequeno mesmo, mas é um morrinho). Depois, fomos nós. Incrível! Não é que funciona mesmo? Eita. Creio que temos um vídeo, vou providenciá-lo e depois coloco aqui para que vejam. Por enquanto, vai a foto mesmo:

Viram? Tem uma leve inclinação na estrada e a van estava subindo de ré. 
Cara, é sério. É verdade mesmo!

   Depois dessa, precisávamos comer para acalmar as emoções. Mas a comida era tão boa, tão boa, que ficamos ainda mais emocionados. Almoçamos em um restaurante muitíssimo simples, cercado pela paisagem maravilhosa das montanhas. Apesar de simples, o almoço foi muito bem elaborado: uma entrada com sopa de legumes; um prato principal com quinoe (cereal típico do Atacama, que parece arroz com brotos), batata morada e carne de frango; e por último uma deliciosa salada de frutas. Acompanhando tudo, um suco de pêra dos Deuses. 

 Sopa de legumes

 Quinoe (o que parece arroz)

Nós de barriga cheia ao lado do restaurante (que felicidade)

   Rumo ao principal passeio do dia: Lagunas Altiplânicas. Um dos passeios mais lindos da viagem, e um dos mais frios também. Um vento congelante, mas nada nos desanimava. O lugar é único. As grandes lagoas Miñiques e Miscanti são de um azul marinho inacreditável, cercadas por uma praia de sal e pela cordilheira. Não se pode banhar nem se aproximar da água. Mas não é problema: só o visual já vale muito o passeio. 




Sempre felizes

   Continuamos o passeio até o Salar de Atacama, que faz parte da Reserva Nacional "Los Flamencos" (outras atrações da nossa viagem também fazem parte, como o Vale de la Luna e as próprias Lagunas Altiplânicas). Por isso, pode-se imaginar que... há Flamingos!!!! O Salar de Atacama está a 2300m de altitude, e é formado por crostas de sal gerados pela constante acumulação de cristais produzidos pela evaporação de águas subterrâneas muito salgadas. Dentro do Salar, está a laguna Chaxa, com águas provenientes da Cordilheira. A vivência de algas e microorganismos ali é o que permite a sobrevivência de Flamingos nessa região. 

 Crostas de sal

 Salar

 Laguna Chaxa

 Flamingos

Flamingos

   Dessa vez, o pôr-do-sol foi visto ali mesmo, na companhia dos Flamingos. Novamente, uma mistura de cores e luzes deu um show para fechar com chave de ouro nosso dia. Imagens que ficarão para sempre na nossa memória. 




   Voltando a San Pedro, paramos comer uma pizza gostosa em um lugar muito simples, e voltamos caminhando ao hostel, debaixo do teto estrelado do Atacama. Estávamos nos preparando para mais um dia inesquecível. 

Nota: Estamos felizes pela repercussão do blog. Obrigada a quem nos acompanha nessa experiência. Estamos com saudades!



Um comentário:

  1. ampliando cada foto e observando os detalhes dá pra ter uma ideia de quão maravilhoso é tudo amiga!

    si cuidaa =**

    ResponderExcluir