domingo, 31 de julho de 2011

Huilo Huilo

Olá!

Enfim.. Voltamos ao Brasil! Deixamos o blog parado por todo esse tempo pois estávamos em despedidas, passeios, etc. lá no Chile. :(

Mas isso não quer dizer que o conteúdo para o blog tenha terminado. Muito pelo contrário!

Hoje a postagem é sobre uma Reserva biológica dentro da Selva Patagônica, na Região dos Lagos. Aí vai:


           Um refúgio para a tranquilidade e contato com a natureza. Esta é a definição para Huilo Huilo, reserva biológica localizada na Selva Patagônica, na XIV Región do Chile. 
            Ali, através da Fundação Huilo Huilo, são feitos trabalhos de conservação da mata nativa, além de proteção a animais ameaçados de extinção, como o emblemático chileno Huemul del Sur. São nove exemplares desta espécie que vivem nesta área, e menos de 1500 no mundo. No Chile, a situação crítica do animal chega a ser comparada com a do Urso Panda, símbolo mundial da preservação biológica.
            A Fundação faz ainda trabalhos sociais, oferece aulas de violino e ballet para crianças, além de oficinas de pintura, escultura e fabricação de chocolate e mel.

Huemul

             Para apreciar toda esta beleza natural foram construídas instalações que estão de acordo com o clima mágico do lugar. O Baobab Hotel & Spa chama a atenção por sua arquitetura, que foi pensada e construída na forma geométrica de uma árvore. E, ao entrar no hotel, se vê que realmente é este o propósito: há uma enorme árvore natural no interior da estrutura que transmite a energia renovadora da terra para dentro deste espaço de tranquilidade.
Tranquilidade que é potencializada ao desfrutar dos benefícios do Spa disponível aos visitantes. Com diversos tipos de massagem, hidroterapias e outros serviços, a paz toma conta do corpo e do espírito, fazendo com que sinta mais forte a conexão essencial entre homem e natureza.
           
Baobab

Baobab

Interior do Baobab

            A poucos metros do Baobab, está o hotel Montanha Mágica. Banhado por uma cachoeira artificial que surge do topo da montanha, a forma exótica e o interior aconchegante do hotel provocam a sensação de estar na companhia de duendes e elfos. A imaginação viaja e recria o mundo fantástico dos seres mágicos, reavivando a memória das histórias infantis.  

Montanha Mágica 

Interior Montanha Mágica

            Além disso, no início de do mês julho foi inaugurada a primeira parte do Museo de los Volcanes.

A construção, como sempre, tem uma forma curiosa. No topo de pedras, há uma estrutura em forma de diamante, onde futuramente estará instalado um observatório de estrelas. Dali, começará a ser contada a história do surgimento do mundo, desde a teoria do Big Bang até a existência das primeiras civilizações, principalmente as que habitaram e habitam o Chile. Uma delas é a do povo Mapuche que, durante a inauguração, fez uma representação de um rito pedindo à Pacha Mama (Mãe Terra) para que acalme as atividades vulcânicas na região. Dentro do museu está uma das três maiores exposições nacionais de objetos deste e de outros povos, como o Inca. Há também um túnel de 500 metros escavado em uma rocha, onde se pode ver a formação da capa geológica de acordo com as erupções vulcânicas ao longo do tempo.

Museo de los Volcanes

Museo de los Volcanes


Museo de los Volcanes

Segundo o Presidente de Huilo Huilo, Sr. Victor Pettermann, os vulcões têm forte relação com a natureza e o ser humano. O Museu será considerado como um Memorial dos Vulcões. Um projeto para o futuro é mostrar em seu interior uma erupção vulcânica em tecnologia 3D. 
 Vale dizer que todas estas estruturas foram construídas por artesãos das comunidades de Neltume e Puerto Fuy, povoados montanhosos de origem madeireira, próximos a Huilo Huilo.

            A aventura também é elemento presente neste paraíso. Atividades realizadas dentro do Bosque Úmido nativo como tirolesa, cavalgadas, trilhas diurnas e noturnas, rafting e outros são atrativos para toda a família.

Eu na tirolesa
  
            E para quem gosta de esportes de neve, existe a opção de ir à Estação de Esqui Bosque Nevado. Localizada no topo do Vulcão Mocho-Choshuenco é a única da América do Sul com neve em todas as épocas do ano. A estação é parada indispensável para quem visita Huilo Huilo. Privilegiada por uma vista panorâmica de outros vulcões e lagos da região, oferece serviço de cafeteria, pistas de esqui intermediário e avançado, snowboard, motos de neve e muito mais.

Motos de neve

Motos de neve



Eu dando entrevista para a televisão chilena

Estação de esqui Bosque Nevado
    
            Denominada “Reserva Biológica do Sul do mundo”, Huilo Huilo é um mundo mágico que impressiona, empolga e encanta a todos. Com organização impecável e gastronomia saborosa, elaborada com ingredientes nativos, esta é uma preciosidade que merece ser bem desfrutada. Sem dúvida, um paraíso.



Para mais informações, visite http://www.huilohuilo.com/

2 comentários:

  1. Olá Ana, meu nome é Daniel, moro em Macaé-RJ e estou fazendo planos para visitar a reserva Huilo Huilo com minha família agora em Janeiro. Gostei muito de ler teus comentários pois pelo site oficial não se consegue ter uma idéia da distância entre os hotéis, lagos e demais diversões. Gostaria de poder saber um pouco mais do lugar principalmente através da maneira culta, clara e simpática com que você o faz. Entra em contato comigo? Um abraço.
    dcabrera.smc@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Demmaaais Ana, muito legal. Com certeza uma experiência única, parabéns.
    Imagens lindas!!!! Quando for de novo pra lá me convida também!!!

    ResponderExcluir